Sabado, dia 14 de Junho de 2008

Fernando de Portugal, o "Infante Santo", +1443

Livro de 1º Reis 19,19-21.

Elias partiu e encontrou Eliseu, filho de Chafat, que andava a lavrar com doze juntas de bois diante dele; ele próprio conduzia a duodécima junta. Elias aproximou-se e lançou o seu manto sobre ele.
Eliseu deixou logo os seus bois, correu atrás de Elias e disse-lhe: «Deixa-me ir beijar meu pai e minha mãe, que depois te seguirei.» Elias disse: «Vai, mas volta, pois sabes o que te fiz.»
Eliseu, deixando Elias, tomou uma junta de bois e imolou-os. Com a lenha do arado cozeu as carnes, dando-as depois a comer à sua gente. Em seguida, pôs-se a caminho e seguiu Elias para o servir.

Livro de Salmos 16(15),1-2.5.7-8.9-10.

Defende-me, ó Deus, porque em ti me refugio.

Digo ao SENHOR: «Tu és o meu Deus, és o meu bem e nada existe acima de ti.»
SENHOR, minha herança e meu cálice, a minha sorte está nas tuas mãos.

Bendirei o SENHOR porque Ele me aconselha; até durante a noite a minha consciência me adverte.Tenho sempre o SENHOR diante dos meus olhos; com Ele a meu lado, jamais vacilarei.

Por isso, o meu coração se alegra e a minha alma exulta e o meu corpo repousará em segurança.
Pois Tu não me entregarás à morada dos mortos, nem deixarás o teu fiel conhecer a sepultura.

Evangelho segundo S. Mateus 5,33-37.

«Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos.
Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus,
nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei.
Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só dos teus cabelos branco ou preto.
Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»

Da Bíblia Sagrada

Santo [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
FSI 32, FM 167, Ep 3, 564

"Que o vosso sim seja sim" (Tg 5,12)

Não sabes o que a obediência é capaz de produzir: por um ‘sim’, só por um ‘sim’ – "Faça-se em mim segundo a tua palavra!" – Maria torna-se a mãe do Altíssimo. Ao fazê-lo, ela declarava-se serva mas mantinha intacta a sua virgindade que era tão querida a Deus e aos seus próprios olhos. Por este ‘sim’ de Maria, o mundo obtém a salvação, a humanidade é resgatada. Então, tentemos nós também fazer a vontade de Deus e sempre dizer ‘sim’ ao Senhor…

Que Maria faça florir na tua alma virtudes sempre novas e que ela vele por ti. Ela é o mar que é preciso atravessar para chegar às margens esplendorosas da aurora eterna; fica pois sempre junto dela…
Apoia-te na cruz de Cristo, a exemplo de Maria. Lá encontrarás grande conforto. Maria ficou, de pé, junto de seu filho crucificado. Nunca Jesus a amou tanto como naquele momento de indizível sofrimento.